Entenda a Multa

Home | Entenda a Multa

Multas na conta de energia elétrica

A primeira providência para corrigir o baixo Fator de Potência é a análise das causas que levam à utilização excessiva de energia reativa.

A partir destas providências, uma forma de reduzir a circulação de energia reativa pelo sistema elétrico, consiste em “produzi-la“ o mais próximo possível da carga, utilizando um equipamento chamado capacitor.

Instalando-se capacitores junto às cargas indutivas, a circulação de energia reativa fica limitada a estes equipamentos.

Na prática, a energia reativa passa a ser fornecida pelos capacitores, liberando parte da capacidade do sistema elétrico e das instalações da unidade consumidora.

Quando está havendo consumo de energia reativa, caracterizando uma situação de compensação insuficiente, o fator de potência é chamado de indutivo.

Quando está havendo um fornecimento de energia reativa a rede, caracterizando uma situação de compensação excessiva, o Fator de Potência é chamado de capacitivo.

Dúvidas

1) Por que fazer ensaios e medições?
Certas medições são indispensáveis para evitar danos elétricos decorrentes de variações progressivas que indicam, por vezes a degradação de componentes elétricos.

2) Por que eu usaria um banco de capacitor em minha empresa? Quais as necessidades básicas para se ter que utilizar um Banco de Capacitor?
Os bancos de capacitores são utilizados para corrigir o fator de potência das instalações, elevando-o a valores superiores ao definido em legislação.

O baixo fator de potência decorre da utilização excessiva de energia reativa (KRArh) em relação à energia ativa (KWh) e gera cobrança de multas sob diversos títulos:

UFER
UFDR
Energia reativa excedente
Demanda reativa excedente
Etc.

Deve-se considerar que, para não haver a cobrança de multas o fator de potência média horária não deve ser inferior a 0,92. Para cada 1KW é permitido 0,425 KVAr.


3) O que é uma cabine primária? Quais as necessidades básicas para se ter que colocar uma cabine primária?
Cabine primária é a entrada de energia elétrica ligada ao sistema de distribuição em média tensão.

A unidade consumidora deve ser ligada ao sistema de distribuição em média tensão, compulsoriamente, quando a potência exigida pelo consumidor supera a potência exigida pelo consumidor supera a potência máxima a qual a concessionária esteja obrigada a atender aos consumidores em baixa tensão.

Também será atendida em média tensão o consumidor que optar por este sistema, exceto se localizado em zona de distribuição subterrânea.

Muitos consumidores optam pela ligação em média tensão devido às tarifas reduzidas em relação às praticadas na baixa tensão.

Check Up


O Grupo Economix Energia dispõe de um sistema de manutenção preventiva e corretiva em média tensão totalmente voltada a atender necessidades de seus cliente, nas modalidades:
Check - Up Avulso
Check - Up - Sistema Contratual

Está com Dúvidas?

Não se preocupe, fale com um especialista de nossa equipe. É só deixar seu telefone que retornamos em poucos minutos. Caso você queira fazer um orçamento detalhado por e-mail é só selecionar a opção do lado direito.

Orçamento por E-mail